Prova de Gestão da Clínica e Processo de Trabalho na Atenção Primária
Olá, esse Blog é destinado a publicação sobre concurso na Saúde, Enfermagem, SUS, Português, Matemática, Raciocínio lógico, Informática e Direito Constitucional e Administrativo e dicas para passar em concurso e Processo Seletivo.
Se quiser se aprofundar temos cursos completos e material de apoio para estudo aqui: https://aprender.igdconcursosonline.com/prepara-se-para-concurso/
Veja as categorias ao lado.
Gabarito no fim do artigo.
1.A gestão da clínica realizada pelas Equipes de Saúde da Família (ESF) influencia na qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). Qual característica da organização do processo de trabalho proporciona uma APS de qualidade?
a) Ênfase na prevenção primária e em problemas crônicos.
b) Acesso fácil a consultas não agendadas com os profissionais da ESF.
c) Priorização de alguns grupos populacionais com foco na vigilância à saúde.
d) Agendamento e reagendamento de consultas para a maior parte dos usuários.
2.Portaria N. 2.436, de 21 de setembro de 2017, aprova a nova Política Nacional de Atenção Básica – PNAB, com vistas à revisão da regulamentação de implantação e operacionalização vigentes, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, estabelecendo-se as diretrizes para a organização do componente Atenção Básica, na Rede de Atenção à Saúde – RAS. Em relação à PNAB, assinale a alternativa correta.
a) Recomenda-se uma população adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) de 1.500 a 5.500 pessoas, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica.
b) Equipe de Saúde da Família (eSF) é a estratégia prioritária de atenção à saúde e visa à reorganização da Atenção Básica no país, de acordo com os preceitos do SUS, composta no mínimo por médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e com
c) Para equipe de Saúde da Família, há a obrigatoriedade de carga horária de 40 (quarenta) horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da ESF, excetuando-se o profissional médico, que pode optar por carga horária de 20 (vinte) horas semanais.
d) Em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social, recomenda-se a cobertura de 100% da população com número máximo de 750 pessoas por ACS.
3.A Atenção Básica é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Ela deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com todas as Redes de Atenção à Saúde. Em relação à Atenção Básica, é correto afirmar:
a) Suas unidades devem ser resolutivas, isto é, ser dotadas de equipes, equipamentos e estrutura física capazes de atender e resolver as demandas de saúde em todas as suas modalidades: clínicas, cirúrgicas, obstétricas e de reabilitação.
b) Segundo a Política Nacional, a estratégia prioritária para expansão e consolidação da atenção básica é a Saúde da Família, configurando um processo progressivo e singular que considera e inclui as especificidades locorregionais.
c) As equipes de atendimento, sempre segmentadas por especialidade, devem desenvolver ações sem priorizar grupos específicos, de forma a ampliar a linha de cuidados e o seu alcance. Só a partir dessa visão geral, poderá detectar grupos com riscos específicos
d) Em cada unidade, o processo de territorialização e mapeamento da área de atuação, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos, são atribuições de todos os profissionais, com exceção do médico, cuja jornada será dedicada ao atendimento.
4.Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, em situações específicas, a responsabilidade pela atenção à saúde da população em situação de rua é das equipes dos Consultórios na Rua, que são equipes de atenção básica que desenvolvem suas atividades de forma itinerante
a) Utilizando instalações específicas sem vincular-se a qualquer unidade básica de saúde.
b) Articulando-se e desenvolvendo ações em parceria com as demais equipes de atenção básica do território.
c) Vinculando-se exclusivamente aos Centros de Atenção Psicossocial.
d) Subordinando-se diretamente à unidade hospitalar mais próximo do território de atuação.
Se você tem interesse em estudar mais faça o Curso Preparatório para Concurso sobre o SUS para profissionais de saúde link:
De 139,00 por 69,00 reais, somente neste mês.
Saiba mais: https://igdconcursosonline.com/curso-preparatorio-concurso-profissional-saude-sus
Se você tem interesse em estudar mais faça o curso preparatório para concurso para profissionais da enfermagem link:
De 300, 00 reais por 99,00 reais, somente neste mês.
Saiba mais: https://igdconcursosonline.com/curso-preparatorio-para-concurso-enfermeira-2024
5.De acordo com o estabelecido pela Lei nº 8.080/90, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, o relato apresenta uma situação em que, está sendo atendida, entre outros princípios, a diretriz do SUS de:
a) participação esclarecida.
b) livre escolha.
c) individualidade.
d) universalidade.
6.A participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) se dá por meio da atuação de representantes dos usuários:
a) na administração do Fundo Nacional de Saúde (FNS).
b) no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
c) no Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
d) no Conselho de Saúde.
7.Visando a humanização na assistência ao paciente, com vistas à sua segurança, é importante transpor barreiras na atuação dos diferentes membros da equipe de enfermagem, como a promoção de
a) cuidados de enfermagem baseados na tradição relacionadas à segurança do paciente, sem necessidade da prática ser baseada em evidências.
b) valorização do próprio status e autoimagem, o que promove uma posição que valoriza a equivalência entre os diferentes profissionais.
c) cuidado não centrado no paciente e na sua família, por favorecer a independência e a participação ativa do paciente no seu próprio cuidado.
d) treinamento em trabalho em equipe, adesão a regulamentos e aceitação de regras restritas de ação, contemplando relacionamentos responsáveis e flexíveis.
8.O §2º do art. 10 da Lei nº 8.080/90 dispõe que “no nível municipal, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá organizar-se em distritos de forma a integrar e articular recursos, técnicas e práticas voltadas para a cobertura total das ações de saúde”. Distritos sanitários podem ser compreendidos como:
a) Instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS.
b) A composição organizativa das ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas buscam garantir a integralidade do cuidado.
c) Um acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada, com definição de responsabilidades, indicadores e metas de saúde, critérios de avaliação
d) Unidades operacionais e administrativas mínimas do sistema de saúde, definidas com critérios geográficos, populacionais, epidemiológicos, gerenciais e políticos, onde se localizam recursos de saúde, públicos e privados para atender a sua população organizada.
Se você tem interesse em estudar mais faça o Curso Preparatório para Concurso sobre o SUS para profissionais de saúde.
De 139,00 por 69,00 reais, somente neste mês.
Saiba mais: https://igdconcursosonline.com/curso-preparatorio-concurso-profissional-saude-sus
Se você tem interesse em estudar mais faça o curso preparatório para concurso para profissionais da enfermagem
De 300, 00 reais por 99,00 reais, somente neste mês.
Saiba mais: https://igdconcursosonline.com/curso-preparatorio-para-concurso-enfermeira-2024
SE TEM SUGESTÃO DE TEMA DE QUESTÕES DEIXE NOS COMENTÁRIOS. E TAMBÉM OUTRAS SUGESTÕES COMENTE.
Gabarito das questões logo abaixo:
GABARITO
1) B | 4)B | 7)D |
2)D | 5)D | 8)D |
3)B | 6)D |
Deixe um comentário