Prova de Atenção Primaria à Saúde
Prepara-se para Concurso todos os dias com esse Blog
Olá, esse Blog é destinado a publicação sobre concurso na Saúde, Enfermagem, SUS, Português, Matemática, Raciocínio lógico, Informática e Direito Constitucional e Administrativo e dicas para passar em concurso e Processo Seletivo.
Se quiser se aprofundar temos cursos completos e material de apoio para estudo aqui: https://aprender.igdconcursosonline.com/prepara-se-para-concurso/
Veja as categorias ao lado no computador e em baixo no celular. Ou busque o tema que deseja no campo de “PESQUISAR”
Gabarito no fim do artigo.
1.A Atenção Básica é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Ela deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com todas as Redes de Atenção à Saúde. Em relação à Atenção Básica, é correto afirmar:
a) Suas unidades devem ser resolutivas, isto é, ser dotadas de equipes, equipamentos e estrutura física capazes de atender e resolver as demandas de saúde em todas as suas modalidades: clínicas, cirúrgicas, obstétricas e de reabilitação.
b) Segundo a Política Nacional, a estratégia prioritária para expansão e consolidação da atenção básica é a Saúde da Família, configurando um processo progressivo e singular que considera e inclui as especificidades locorregionais.
c) As equipes de atendimento, sempre segmentadas por especialidade, devem desenvolver ações sem priorizar grupos específicos, de forma a ampliar a linha de cuidados e o seu alcance. Só a partir dessa visão geral, poderá detectar grupos com riscos específicos e, para estes, dar para uma atenção especializada.
d) Em cada unidade, o processo de territorialização e mapeamento da área de atuação, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos, são atribuições de todos os profissionais, com exceção do médico, cuja jornada será dedicada ao atendimento.
2.Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, em situações específicas, a responsabilidade pela atenção à saúde da população em situação de rua é das equipes dos Consultórios na Rua, que são equipes de atenção básica que desenvolvem suas atividades de forma itinerante
a) Utilizando instalações específicas sem vincular-se a qualquer unidade básica de saúde.
b) Articulando-se e desenvolvendo ações em parceria com as demais equipes de atenção básica do território.
c) Vinculando-se exclusivamente aos Centros de Atenção Psicossocial.
d) Subordinando-se diretamente à unidade hospitalar mais próximo do território de atuação.
3.A participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) se dá por meio da atuação de representantes dos usuários:
a) na administração do Fundo Nacional de Saúde (FNS).
b) no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
c) no Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
d) no Conselho de Saúde.
4.Visando a humanização na assistência ao paciente, com vistas à sua segurança, é importante transpor barreiras na atuação dos diferentes membros da equipe de enfermagem, como a promoção de
a) cuidados de enfermagem baseados na tradição relacionadas à segurança do paciente, sem necessidade da prática ser baseada em evidências.
b) valorização do próprio status e autoimagem, o que promove uma posição que valoriza a equivalência entre os diferentes profissionais.
c) cuidado não centrado no paciente e na sua família, por favorecer a independência e a participação ativa do paciente no seu próprio cuidado.
d) treinamento em trabalho em equipe, adesão a regulamentos e aceitação de regras restritas de ação, contemplando relacionamentos responsáveis e flexíveis.
5.O §2º do art. 10 da Lei nº 8.080/90 dispõe que “no nível municipal, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá organizar-se em distritos de forma a integrar e articular recursos, técnicas e práticas voltadas para a cobertura total das ações de saúde”. Distritos sanitários podem ser compreendidos como:
a) Instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS.
b) A composição organizativa das ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas buscam garantir a integralidade do cuidado.
c) Um acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada, com definição de responsabilidades, indicadores e metas de saúde, critérios de avaliação de desempenho, recursos financeiros que serão disponibilizados, forma de controle e fiscalização de sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde.
d) Unidades operacionais e administrativas mínimas do sistema de saúde, definidas com critérios geográficos, populacionais, epidemiológicos, gerenciais e políticos, onde se localizam recursos de saúde, públicos e privados para atender a sua população organizados através de mecanismos políticos institucionais com a participação da sociedade organizada para desenvolver ações integrais de saúde capazes de resolver a maior quantidade possível de problemas da saúde.
6.Uma Unidade Básica de Saúde fornece mensalmente um medicamento de alto custo a um paciente que faz acompanhamento na rede privada de saúde. O princípio do Sistema Único de Saúde que garante este acesso é o da:
a) cooperação
b) paridade
c) universalidade
d) homogeneidade
7.Com base nos preceitos constitucionais, a construção do Sistema Único de Saúde se norteia pelos princípios organizativos, sendo dois deles a:
a) descentralização e complementariedade do setor privado.
b) equidade e Participação Social
c) resolutividade e universalidade
d) regionalização e integralidade.
8.Quando for necessária a contratação de serviços privados, por insuficiência do setor público, a Constituição Federal de 1988 estabeleceu condições contratuais a serem cumpridas, onde:
a) a instituição privada deverá estar de acordo com os princípios básicos e normas técnicas do Sistema Único de Saúde, como se o serviço privado fosse público, uma vez que , quando contratado, atua em nome deles.
b) a celebração de contrato deve atender as normas de direito público, ou seja, interesse privado prevalecendo sobre o público em tratamentos de alto custo.
c) a integração dos serviços privados deverá se dar na mesma lógica centralizadora das autarquias, fundações não lucrativas e instituições de longa permanência que compõe o SUS.
d) dentre os serviços privados, devem ter preferência os serviços lucrativos.
Atenção se prepare adequadamente!
Se você tem interesse em estudar mais faça o Curso Preparatório para Concurso sobre o SUS para profissionais de saúde.
De 139,00 por 69,00 reais, somente neste mês.
Saiba mais: https://igdconcursosonline.com/curso-preparatorio-concurso-profissional-saude-sus
Se você tem interesse em estudar mais faça o curso preparatório para concurso para profissionais da enfermagem
De 300, 00 reais por 99,00 reais, somente neste mês.
Saiba mais: https://igdconcursosonline.com/curso-preparatorio-para-concurso-enfermeira-2024
SE TEM SUGESTÃO DE TEMA DE QUESTÕES DEIXE NOS COMENTÁRIOS. E TAMBÉM OUTRAS SUGESTÕES COMENTE.
GABARITO
1) B | 4)D | 7)A |
2)B | 5)D | 8)A |
3)D | 6)C |
Deixe um comentário