Prova de Infecção Relacionados à Assistência à Saúde
Prepara-se para Concurso todos os dias com esse Blog
Olá, esse Blog é destinado a publicação sobre concurso na Saúde, Enfermagem, SUS, Português, Matemática, Raciocínio lógico, Informática e Direito Constitucional e Administrativo e dicas para passar em concurso e Processo Seletivo.
Se quiser se aprofundar temos cursos completos e material de apoio para estudo aqui: https://aprender.igdconcursosonline.com/prepara-se-para-concurso/
Veja as categorias ao lado.
Gabarito no fim do artigo.
1.Você um médico conceituado é chamado para avaliar um paciente que acaba de sair do CTI adulto. Qual seria a sua primeira abordagem de impacto neste paciente para prevenção de infecção?
a) Questionaria a conduta médica da equipe do CTI.
b) Iniciaria antibioticoprofilaxia para prevenção de infecção, já que saiu do CTI.
c) Avaliaria todos os procedimentos invasivos (cateter central e sonda vesical) do paciente e caso não fosse necessário, solicitaria a sua retirada imediata.
d) Impediria a visita familiar para o paciente, pois pode ocorrer transmissão de doenças infecciosas aos seus familiares.
2.Classificação das áreas hospitalares segundo o risco de transmissão de infecção:
a) O CTI é considerado uma área semicrítica, pois há procedimentos invasivos.
b) A área crítica é definida quando existe paciente grave em uma enfermaria.
c) Áreas que existam pacientes com procedimentos invasivos ou com doenças infectocontagiosas são definidas como áreas críticas.
d) Setor administrativo do hospital pertence à área semicríticas.
3.Entre as medidas de prevenção de infecção da corrente sanguínea, encontram-se as relacionadas aos cateteres periféricos, que vão desde a higiene das mãos até a remoção do cateter. De acordo com o Caderno 4 – Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (2017), para cateteres periféricos, recomenda-se
a) a avaliação da necessidade de permanência do cateter periférico a cada 48h.
b) a estabilização do cateter periféricos, utilizando esparadrapo comum ou suturas.
c) a limitação de, no máximo, duas tentativas de punção periférica por profissional.
d) a troca da cobertura em intervalos preestabelecidos de 24 a 48h, a depender da instituição.
e) A Infecção do Trato Urinário (ITU), em unidade hospitalar, tem uma forte relação com a cateterização de demora, e, de acordo com as disposições do Ministério da Saúde, a infecção do trato urinário associada a cateter vesical de demora (ITU-AC)
4.Qualquer infecção sintomática de trato urinário em paciente em uso de cateter vesical de demora instalado por um período maior que
a) 12 horas.
b) 24 horas.
c) 2 dias.
d) 3 dias.
5.Em conformidade com a Portaria nº 2.616/1998 — Diretrizes e Normas para o Controle de Infecção Hospitalar, sobre os pacientes considerados como críticos, assinalar a alternativa INCORRETA:
a) Pacientes com dor abdominal
b) Pacientes de terapia intensiva (adulto, pediátrico e neonatal).
c) Pacientes hemato-oncológicos.
d) Pacientes queimados.
6.Uma das formas de se minimizar os riscos de contaminação é através da divisão das áreas pela classificação do risco de contaminação. Com relação à classificação das áreas pelo risco de contaminação, analise os itens abaixo:
( ) Áreas não críticas são todas as áreas hospitalares não ocupadas por pacientes, como, por exemplo: escritórios e depósitos.
( ) São exemplos de áreas semicríticas: laboratório de análises clínicas, banco de sangue e sala de hemodiálise.
( ) Áreas contaminadas são aquelas em que se verifica a presença de sangue, pus e secreções ou excreções.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V-V-V.
b) V-F-V
c) F-V-F.
d) V-F-F.
7.Segundo a Portaria nº 2.616/1998 — Diretrizes e normas para o controle de infecção hospitalar, analisar os itens abaixo:
I. Todas as alterações de comportamento epidemiológico deverão ser objeto de investigação epidemiológica específica.
II. São recomendados os métodos de busca ativos de coleta de dados para Vigilância Epidemiológica das infecções hospitalares.
III. Vigilância Epidemiológica das infecções hospitalares é a observação indireta, sistemática e intermitente de sua ocorrência e de sua distribuição entre pacientes, hospitalizados ou não.
Está(ão) CORRETO(S):
a) Todos os itens.
b) Somente o item I.
c) Somente o item III.
d) Somente os itens I e II.
8.As medidas de precaução e isolamento são necessárias no ambiente hospitalar para garantir o controle da ocorrência de infecções infectocontagiosas. Com relação aos tipos de precauções recomendadas pela ANVISA, podemos afirmar que:
a) a precaução padrão é recomendada na assistência a todos os pacientes independente da suspeita ou não de infecções e envolve os seguintes cuidados durante a assistência ao paciente: higienização das mãos, uso de luvas, avental, óculos e máscaras.
b) a precaução por aerossóis é recomendada para assistência a pacientes portadores ou com infecção que podem ser gerados por tosse, espirro, conversação como Influenza e Meningite Meningocócica.
c) o uso de máscaras com capacidade de filtragem e vedação lateral adequada (PFF2 – Proteção Facial Filtro 2 – ou N95) é recomendada para pacientes que exigem precaução por gotículas.
d) a precaução de contato é recomendada na assistência aos pacientes colonizados por microrganismos multirresistentes como o vírus da COVID e envolve os seguintes cuidados durante a assistência ao paciente: higienização das mãos, uso de luvas e máscaras.
Atenção se prepare adequadamente!
Se você tem interesse em estudar mais faça o Curso Preparatório para Concurso sobre o SUS para profissionais de saúde.
De 139,00 por 69,00 reais, somente neste mês.
Saiba mais: https://igdconcursosonline.com/curso-preparatorio-concurso-profissional-saude-sus
Se você tem interesse em estudar mais faça o curso preparatório para concurso para profissionais da enfermagem
De 300, 00 reais por 99,00 reais, somente neste mês.
Saiba mais: https://igdconcursosonline.com/curso-preparatorio-para-concurso-enfermeira-2024
SE TEM SUGESTÃO DE TEMA DE QUESTÕES DEIXE NOS COMENTÁRIOS. E TAMBÉM OUTRAS SUGESTÕES COMENTE.
Gabarito das questões logo abaixo:
GABARITO
1) C | 4)C | 7)D |
2)C | 5)A | 8)A |
3)C | 6)B |
Deixe um comentário